Dr Juarez Callegaro

NUTROLOGIA CEREBRAL EVOLUTIVA PELA PSIQUIATRIA ORTOMOLECULAR SISTÊMICA

   1. Quando queremos mudar hábitos o córtex-frontal é ativado.
   2. Esta ativação aumenta em deprimidos, esquizofrênicos e pessoas muito estressadas ou criminosos, que se caracterizam por hipofrontalidade (ativação abaixo do normal), com a ingestão de duas (02) gramas de Ômega 3 após 02 horas, aumentando a onda P 300 medida pelo método do Potencial Evocado.
   3. Outros nutrientes potencializam o efeito do Omega 3, por exemplo, o Zinco, o Manganês, o Selênio, o que pode ser verificado através do mineralograma do cabelo. As vitaminas do complexo B, qualquer delas, podem estar carentes nas depressões e, na falta de Zinco, há dificuldade de absorvê-las, mesmo com a sua ingestão correta.
   4. Sem Zinco as zinco-peptidades, enzimas digestivas pancreáticas, têm dificuldade de extrair Triptofano e Tirosina das proteínas ingeridas (ainda que ingeridas corretamente). Isto dificulta a produção de Serotoni-na, Noradrenalina e Dopamina, apelidadas de SENADO do bom humor e da inteligência emocional.
   5. A microcirculação frontal pode estar prejudicada por falta de Magnésio, Enxofre, Cálcio, Cobre, Selênio, Cromo, Estrôncio, Vitamina C. Sem a rede de substâncias antioxidantes o problema pode aumentar, como é o caso do consumo de suplementos não personalizados.
   6. Metade das pessoas “normais” é grupo de risco de hipofrontalidade e um terço das pessoas apresenta hipofrontalidade combinada com disfunção de uma outra área do cérebro. Isto significa que podemos salvar as lideranças sócio-emocionais, facilitando a aprendizagem de meia dúzia de competências necessárias para cada estilo de liderança entre as dezoito descritas por D. Goleman, capazes de superar o treinamento MBA de executivos e, no mínimo, triplicar os lucros para a empresa e para o país.
   7. Para saber mais: livro “Mente Criativa”, cujo subtítulo é “A Aventura do Cérebro Bem Nutrido”, autor Juarez Callegaro, publicação independente, encontrada no consultório e em livrarias como a Livraria do Globo, rede Cameron e rede Cervo (nos shoppings da Capital), além de outras livrarias menores.

BIOGRAFIA

Juarez Nunes Callegaro, nascido em Santiago (RS), formou-se em Medicina pela UFRGS. Fundou e liderou o primeiro Pronto Socorro Infantil de Porto Alegre e lecionou na PUC-RS, onde supervisionou estagiários de Psicologia Clínica. Foi presidente da Associação de Hipnologia Médica do RS e vice-presidente da Associação Brasileira de Cibernética e Sistemas Gerais. Representou o Brasil no I Congresso Brasileiro de Cibernética em 1972, integrando conceitos da cibernética à psiquiatria e educação, o que levou à criação da Medicina e Psiquiatria Ortossistêmica, revolucionando o entendimento da nutrologia cerebral.

Discípulo de Linus Pauling, participou de congressos nacionais e internacionais e foi pioneiro em nutrologia cerebral no Brasil. Lecionou em diversas universidades, incluindo a Universidade São Camilo e a Universidade Veiga de Almeida, além de participar em cursos internacionais em Lisboa e Florença. Foi reconhecido por suas contribuições científicas, recebendo o título de “Mestre Notório Saber” pela Associação Brasileira de Oxidologia.

Callegaro palestrou em inúmeros congressos internacionais e foi diretor científico no Congresso Internacional de Medicina Integrativa para a Saúde Mental, realizado em São Paulo. Publicou obras como Mente Criativa e Nutrição Cerebral.

Ele afirma que a nutrição pode melhorar a inteligência e o bem-estar humano. Para ele, a Medicina Ortossistêmica é uma proposta de revolução pedagógica e biológica que busca identificar as causas do sofrimento e promover a harmonia entre as necessidades e os recursos humanos, com o objetivo de alcançar uma sociedade mais justa e colaborativa.

Dr. Juarez Nunes Callegaro