Dr Juarez Callegaro

O OVO E A DOENÇA DE ALZHEIMER

1. Na Ressonância Magnética do Cérebro por prótons (RMC/H+), quando a razão Mio-inositol/creatina (Mi/Cr) é maior que 0,7 ppm no Cíngulo Posterior, há risco de demência e sugere degradação da mem-brana de mielina, uma capa de gordura que reveste os neurônios, feita pela glia principalmente com a lecitina do ovo.
   2. A glia, além disso, produz as substâncias APOE2 e APOE3 que estimulam a enzima alfa secretase a produzir Proteína Precursora Amilóide Solúvel (PPAS), cujo receptor na membrana da rede glutamatérgica das camadas 1 e 2 do córtex cerebral produzem um sistema de freio (via extrusão de Potássio) para dar tempo aos neurônios de se protegerem da intoxicação de Cálcio quando trabalham demais, o que mata-ria os neurônios e conduziria à demência.
   3. Experiências demonstraram que seis (06) ovos durante seis semanas provoca o aumento em seis vezes das APOE2 e APOE3.
   4. Os ovos ecológicos não contêm resíduos de ração de milho, a qual aumenta o Ácido Aracdônico que, por sua vez, aumenta a excitação mortal dos neurônios. É prudente, assim, evitar os ovos não ecológicos.
   5. Os inibidores de colinoesterase, tais como o Tacrine, após trinta semanas de ingestão fazem piorar em 60% os casos de Doença de Alzheimer (DA), se o paciente tiver APOE4.
   6. É recomendável fazer o mineralograma do cabelo para verificar se metais tóxicos não estão destruindo a APOE2 e APOE3, transformando-as em APOE4, capaz de levar à morte cerebral (apoptose neuronal).
   7. Para saber mais: livro “Mente Criativa”, cujo subtítulo é “A Aventura do Cérebro Bem Nutrido”, autor Juarez Callegaro, publicação independente, encontrada no consultório e em livrarias como a Livraria do Globo, rede Cameron e rede Cervo (nos shoppings da Capital), além de outras livrarias menores.

BIOGRAFIA

Juarez Nunes Callegaro, nascido em Santiago (RS), formou-se em Medicina pela UFRGS. Fundou e liderou o primeiro Pronto Socorro Infantil de Porto Alegre e lecionou na PUC-RS, onde supervisionou estagiários de Psicologia Clínica. Foi presidente da Associação de Hipnologia Médica do RS e vice-presidente da Associação Brasileira de Cibernética e Sistemas Gerais. Representou o Brasil no I Congresso Brasileiro de Cibernética em 1972, integrando conceitos da cibernética à psiquiatria e educação, o que levou à criação da Medicina e Psiquiatria Ortossistêmica, revolucionando o entendimento da nutrologia cerebral.

Discípulo de Linus Pauling, participou de congressos nacionais e internacionais e foi pioneiro em nutrologia cerebral no Brasil. Lecionou em diversas universidades, incluindo a Universidade São Camilo e a Universidade Veiga de Almeida, além de participar em cursos internacionais em Lisboa e Florença. Foi reconhecido por suas contribuições científicas, recebendo o título de “Mestre Notório Saber” pela Associação Brasileira de Oxidologia.

Callegaro palestrou em inúmeros congressos internacionais e foi diretor científico no Congresso Internacional de Medicina Integrativa para a Saúde Mental, realizado em São Paulo. Publicou obras como Mente Criativa e Nutrição Cerebral.

Ele afirma que a nutrição pode melhorar a inteligência e o bem-estar humano. Para ele, a Medicina Ortossistêmica é uma proposta de revolução pedagógica e biológica que busca identificar as causas do sofrimento e promover a harmonia entre as necessidades e os recursos humanos, com o objetivo de alcançar uma sociedade mais justa e colaborativa.

Dr. Juarez Nunes Callegaro