Dr Juarez Callegaro

O OVO CAIPIRA, ECOLÓGICO (Parte 3)

9. O ovo tem oito tipos de vitamina E, semelhante ao azeite de oliva, protegendo do estresse oxidativo responsável por 95% das dez doenças que mais matam. Ele faz parte dos componen-tes da rede de antioxidantes, junto com outros componentes auxiliares da vitamina C, os biofla-vonóides encontrados nos pigmentos de legumes, verduras e frutas do nicho ecológico das aves. Exemplo: casca de uva dos parreirais tem quercetina, antiproliferativa das células do câncer e psoríase. Semente de uva tem pró-antocianidinas mais poderosas que picnogenol e ginkobiloba, potencializando em 50% as vitaminas C e E protetoras da memória e humor. O tomate tem o licopeno que protege do colesterol “ruim”. A couve tem luteína que previne e recupera a dege-neração macular (visual). A cenoura tem o betacaroteno que, aliada à vitamina C no plasma, protege do Alzheimer vinte anos depois.
   Um cientista chamado Cheraskin disse: “Querer resultados com vitamina C sem os seus auxilia-res, os bioflavonóides, é como querer bater palmas com uma mão só.” O ovo tem o complexo E, “um conjunto de oito vitaminas E”: quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis. Podem ser mal ba-lanceados na aquisição em farmácia, por exemplo, o alfatocoferol aumenta o risco de proble-mas circulatórios (infarto e derrame).
   10. O GH aumentado pela lisina do ovo, com a arginina das nozes, o exercício e o sono profun-do, ajuda a aumentar o IGF que estimula as células tronco do cérebro a regenerar as áreas lesi-onadas pelo estresse, por exemplo, encontradas em cérebros de deprimidos, esquizofrênicos, pacientes do mal de Alzheimer e doença de Parkinson. Tal fato sugere que o ovo ajuda a curar, na fase inicial, essas enfermidades. A conclusão é que a medicina preventiva, principalmente a psiquiatria, exige uma reforma agrária familiar, onde o financiamento de minifúndios deve ser acompanhado de diplomação em agricultura ecológica, orgânica, de onde é possível produzir os autênticos ovos caipiras, ecológicos.
   11. O ovo é receitado pelos nutrologistas “avançados”, isto é, os médicos e psiquiatras ortomole-culares que usam o alimento não só para prevenir doenças (função dos nutricionistas não médi-cos), mas para curar doenças em suas especialidades, por exemplo: o psiquiatra ortomolecular usa inicialmente medicamentos em casos graves de depressão suicida ou psicótica. Simultane-amente, usa suplementos (alimentos concentrados) tais como minerais, vitaminas, aminoácidos, açúcar especial, (o inositol, p.ex.), gorduras especiais (o ômega 3, o omega 6, p.ex.) e fosfolipí-dios (fosfatidil-serina, p.ex.), além de aminoácidos especiais (tirosina, triptofano, histidina, metioni-na e outros). Com o desenrolar do tratamento, utiliza alimentos com alguns poucos suplementos. Um bom teste para descobrir se o nutrologista (médico e/ou psiquiatra) está apto para prevenir ou tratar doenças, ou se o nutricionista (não médico) está apto para prevenir doenças, é perguntar qual a diferença entre o ovo ecológico, caipira, e o ovo comum.
   12. A nutrologia ortomolecular com enfoque sistêmico trata, previne e aperfeiçoa a performance física e mental com três tipos de nutrientes: físicos, químicos e informacionais. Às duas leis da medicina e psiquiatria ortomolecular – lei da individualidade e lei da orquestração bioquímica – são acrescentadas as quinze leis da Teoria Sistêmica com quinze modelos, contidos em DVDs e no livro “A Mente Criativa”, com subtítulo “A Aventura do Cérebro Bem Nutrido”, autor Juarez Nunes Callegaro, com lançamento na Feira do Livro de 2005.

Dr. Juarez Nunes Callegaro
CRM 2494
Av. Carlos Gomes, 328 conj. 503
(51) 3379.1039 / 3379.1084

BIOGRAFIA

Juarez Nunes Callegaro, nascido em Santiago (RS), formou-se em Medicina pela UFRGS. Fundou e liderou o primeiro Pronto Socorro Infantil de Porto Alegre e lecionou na PUC-RS, onde supervisionou estagiários de Psicologia Clínica. Foi presidente da Associação de Hipnologia Médica do RS e vice-presidente da Associação Brasileira de Cibernética e Sistemas Gerais. Representou o Brasil no I Congresso Brasileiro de Cibernética em 1972, integrando conceitos da cibernética à psiquiatria e educação, o que levou à criação da Medicina e Psiquiatria Ortossistêmica, revolucionando o entendimento da nutrologia cerebral.

Discípulo de Linus Pauling, participou de congressos nacionais e internacionais e foi pioneiro em nutrologia cerebral no Brasil. Lecionou em diversas universidades, incluindo a Universidade São Camilo e a Universidade Veiga de Almeida, além de participar em cursos internacionais em Lisboa e Florença. Foi reconhecido por suas contribuições científicas, recebendo o título de “Mestre Notório Saber” pela Associação Brasileira de Oxidologia.

Callegaro palestrou em inúmeros congressos internacionais e foi diretor científico no Congresso Internacional de Medicina Integrativa para a Saúde Mental, realizado em São Paulo. Publicou obras como Mente Criativa e Nutrição Cerebral.

Ele afirma que a nutrição pode melhorar a inteligência e o bem-estar humano. Para ele, a Medicina Ortossistêmica é uma proposta de revolução pedagógica e biológica que busca identificar as causas do sofrimento e promover a harmonia entre as necessidades e os recursos humanos, com o objetivo de alcançar uma sociedade mais justa e colaborativa.

Dr. Juarez Nunes Callegaro