“ A depressão e a falta de memória têm em comum a falta das proteínas BDNF e NGF”
A correção com suplementos faz subir, após três e/ou nove meses de uso, estes minerais nutrientes no mineralograma capilar, indicando a melhora destas doenças; melhora esta tanto maior quanto mais precoce a intervenção terapêutico-preventiva. A vitamina B12, combinada com a B9 (ácido fólico ou melhor folínico) e a B6 faz subir mais rapidamente o cobalto, o que ocorre num período de cerca de dois meses e meio (período relativo à grande maioria das pessoas). Metais tóxicos impedem a B12 de entrar no cérebro, por isso é importante remover o excesso de mercúrio e outros, revelados pelo mineralograma capilar, exame que mede com mais precisão a ausência de nutrientes ou o excesso de poluentes (como metais tóxicos) do que o mineralograma por biorressonância, o chamado “exame do dedinho”
Juarez Nunes Callegaro, nascido em Santiago (RS), formou-se em Medicina pela UFRGS. Fundou e liderou o primeiro Pronto Socorro Infantil de Porto Alegre e lecionou na PUC-RS, onde supervisionou estagiários de Psicologia Clínica. Foi presidente da Associação de Hipnologia Médica do RS e vice-presidente da Associação Brasileira de Cibernética e Sistemas Gerais. Representou o Brasil no I Congresso Brasileiro de Cibernética em 1972, integrando conceitos da cibernética à psiquiatria e educação, o que levou à criação da Medicina e Psiquiatria Ortossistêmica, revolucionando o entendimento da nutrologia cerebral.
Discípulo de Linus Pauling, participou de congressos nacionais e internacionais e foi pioneiro em nutrologia cerebral no Brasil. Lecionou em diversas universidades, incluindo a Universidade São Camilo e a Universidade Veiga de Almeida, além de participar em cursos internacionais em Lisboa e Florença. Foi reconhecido por suas contribuições científicas, recebendo o título de “Mestre Notório Saber” pela Associação Brasileira de Oxidologia.
Callegaro palestrou em inúmeros congressos internacionais e foi diretor científico no Congresso Internacional de Medicina Integrativa para a Saúde Mental, realizado em São Paulo. Publicou obras como Mente Criativa e Nutrição Cerebral.
Ele afirma que a nutrição pode melhorar a inteligência e o bem-estar humano. Para ele, a Medicina Ortossistêmica é uma proposta de revolução pedagógica e biológica que busca identificar as causas do sofrimento e promover a harmonia entre as necessidades e os recursos humanos, com o objetivo de alcançar uma sociedade mais justa e colaborativa.
Dr. Juarez Nunes Callegaro