Dr. Juarez Callegaro

Medicina e Psiquiatria Ortossistêmica

Logo transparente - Ortossistema
BATIDA DE LINHAÇA
<<< VOLTAR

 

 

Sugestões para uma batida de linhaça feita no liquidificador:

 

1.        Duas ou três colheres de sopa de semente de linhaça, preferencialmente ecológica (marrom ou dourada - não transgênica);

2.        Meio ou um limão inteiro, com casca se for ecológico;

3.        Duas ou três folhas de couve, preferencialmente ecológica;

4.        Uma cenoura, com casca se for ecológica (após limpar e tirar os pretinhos da casca e outras sujeiras);

5.        Uma a duas bananas maduras, removendo as sementes se houver intolerância;

6.        Pedacinho de gengibre;

7.        Dois ou três dentes de alho, preferencialmente ecológico, sem tirar a tripinha do meio, pois é ela que mata vírus e bactérias. Não há motivo de susto: com a mistura acima – couve, limão, cenoura, banana – não fica nenhum gosto de alho na batida, só um pouquinho do odor, que sente-se na hora de tomar, e mais nada.

8.        Adicionar água até obter a consistência líquida desejada. Se achar amarga, adicionar um pedaço de beterraba, com casca se ecológica, a fim de adoçar a mistura.

9.        Por fim, adicional uma colher de sopa rasa de canela em pó e uma ou duas gemas de ovo orgânico ou caipira. E um pouquinho de gergelim, meia colherinha de cafezinho, preferencialmente gergelim ecológico (com a casa preta).

 

Evitar os cinco maiores suspeitos de depressão, obesidade, alergia e intolerância cerebral: café, leite e derivados, açúcar, pão (glúten e muito amido) e margarina. O cálcio do leite pode ser substituído por gergelim.

Não consumir grãos quebrados nem deixar a linhaça de molho, tampouco armazenar a batida, fazer apenas na hora de consumir. Tudo isto para evitar a oxidação do alimento, que produz efeito contrário à saúde.

Quando sucos de frutas e vegetais desse tipo são tomados diariamente pela manhã ou pelo menos três vezes por semana, as pessoas têm 76% menos chances de contrair Alzheimer (The American Journal of Medicine, outubro/2006), conforme estudo comparativo com aquelas que tomaram uma vez por semana.

As lignanas da linhaça contêm S.D.G. (Secoisolariciresinol diglicosídeo), um estrógeno vegetal que reduz a produção de IGF1 e, somadas à riqueza do potássio da batida, aumentam o IGFBP1, protegendo de vários tipos de câncer (seio, ovário, próstata, pâncreas, colon etc.). A linhaça tem lítio orgânico que produz serotonina e receptores tipo 1 de serotonina que aumentam o prazer e a autoestima, diminuindo os receptores tipo 2 que predispõem à dor física, baixa tolerância à dor da frustração psicológica e social, ansiedade, agressividade, oscilação da autoestima, ataques de pânico, pensamento obcessivo, isto tudo (ou seja, a ingestão da linhaça) em sintonia com a reposição de minerais do mineralograma capilar, além dos demais nutrientes químico, físico e informacionais da medicina complementar com enfoque sistêmico.


Sobre estes e outros assuntos de interesse da saúde física e mental, ler o livro “Mente Criativa, A Aventura do Cérebro Bem Nutrido”, de autoria de Juarez Callegaro (Editora Vozes) ou o site www.ortossistemica.com.br.



<<< VOLTAR
Dr. Juarez Callegaro
Rua Osvaldo Aranha, 1022 - sala 1218 (Edifício Baltimore) - Porto Alegre
Avenida Princesa Isabel, 323 - sala 404 - Rio de Janeiro
Copyright 2009-2019 © Publimed. Todos os direitos reservados.