Dr. Juarez Callegaro

Medicina e Psiquiatria Ortossistêmica

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A revolucionária substância pode mudar a sua vida para melhor
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melatonina

 

A revolucionária substância pode mudar a sua vida para melhor 

 

Médico psiquiatra e pioneiro em Medicina Ortossistêmica, o Dr. Juarez Callegaro defende estudos em Medicina Preventiva, foi diretor científico no Brasil de congressos internacionais em 2015 e 2016 sobre Medicina Integrativa para a Saúde Mental, e prefaciou o primeiro livro sobre melatonina lançado no Brasil, escrito por Helion Povoa, então professor na universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A substância teve sua comercialização liberada no Brasil recentemente, mas há muito chama a atenção e é utilizada por pessoas no mundo inteiro, por seus inúmeros e efetivos poderes.

Segundo ele, hoje, é de amplo conhecimento que a melatonina só traz benefícios e pode ser utilizada em todas as idades, de crianças a idosos, desde que haja déficit da substância no organismo. A verificação dos níveis de melatonina naturalmente presentes no organismo de cada pessoa é feita por meio de exame de saliva, e a prescrição da dosagem individual deve ser feita por um médico que conheça suas interações terapêuticas e preventivas.

A melatonina, também chamada de hormônio do sono, não tem efeitos colaterais, e o ideal é que seja ingerida imediatamente antes de dormir. Doses acima das necessárias podem apenas causar sonolência no dia seguinte.


1) É uma substância natural. A melatonina já é produzida naturalmente pelo organismo, à noite ou a partir de um ambiente escuro, por isso, é completamente adaptável ao funcionamento do corpo humano.

2) É o mais poderoso antioxidante cerebral. A melatonina limpa o cérebro das moléculas tóxicas que se acumulam durante o dia e é considerado o antioxidante mais potente que o cérebro produz.

3) Elimina os danos do estresse. A melatonina protege contra a quebra de DNA, causada principalmente pelo estresse. Uma pessoa normal quebra cerca de 10 mil partes de DNA por dia, quem está estressado chega a 30 mil, e isso acelera o envelhecimento e o surgimento de doenças mentais e degenerativas, como Alzheimer, Parkinson e depressão*, males que triplicaram nos últimos vinte anos em todo o mundo.

4) Ajuda a criatividade e as relações interpessoais. A melatonina estimula as neurotrofinas, por exemplo, a NGF, que produz noradrenalina cerebral no lobo frontal, facilitando a interpretação racional e, em consequência, o sucesso nos relacionamentos sociais, familiares e profissionais, e protegendo de interpretações errôneas geradoras de conflito e estresse psicossocial.

5) Melhora a memória cognitiva. A melatonina estimula a produção de acetilcolina, que auxilia na memória de evocação, e, indiretamente, a de consolidação. Aumenta a percepção de sinais sociais significativos para selecionar pessoas e grupos construtivos.

6) Melhora a memória afetiva. A melatonina estimula no hemisfério esquerdo do cérebro a produção de dopamina, o que faz aumentar a lembrança de coisas boas do passado, encarar o presente e manter a percepção de futuro de forma mais positiva. A dopamina, junto com a noradrenalina cerebral, aumenta a energia afetiva e inibe circuitos de depressão, dor, medo e raiva do hemisfério direito do cérebro.

7) Melhora o sono profundo e ajuda a emagrecer. A melatonina faz dormir melhor e potencializar o chamado sono delta, profundo, que facilita a produção do GH, hormônio do crescimento para crianças e da longevidade para adultos. A substância também ajuda a queimar gordura. Além de prolongar a vida, faz emagrecer quando se dorme profundamente!

8) Combate a osteoporose e fortalece o cérebro. A produção energética resultante da queima de gordura pelo GH aumenta a massa muscular, óssea e cerebral, prevenindo a sarcopenia (perda de massa muscular), a osteoporose e a atrofia do volume cerebral, próprios do envelhecimento.

9) Diminui a ansiedade nas mulheres e a agressividade nos homens. A melatonina estimula a serotonina produzida na madrugada, ajudando a aumentar a beta-endorfina, substância que previne dores e faz diminuir a descarga de adrenalina ao acordar, responsável por gerar ansiedade nas mulheres e agressividade nos homens. A melatonina tem o poder de acalmar e diminuir a impulsividade.

10) Prolonga a juventude. A melatonina estimula a produção de astrócitos, proteínas responsáveis pela nutrição dos neurônios e pela regeneração do citoesqueleto, que mantém a forma das células.


* Quando a depressão é refratária a antidepressivos farmacêuticos, geralmente, o 5HTP (nutriente) ajuda a minimizar o problema, produzindo serotonina e, quando houver SAMe, também melatonina, caso não haja intoxicação por metais tóxicos, fáceis de detectar pelo mineralograma capilar e de remover com substâncias naturais geralmente disponíveis em fórmulas manipuladas. SAMe é um nutriente que pode ser manipulado e está em deficiência no organismo de, em média, 50% das pessoas diagnosticadas com depressão


A melatonina se torna efetiva como hormônio do sono se forem praticadas as chamadas 10 Regras para Higiene do Sono, que são:

  1. Deitar-se apenas quando estiver com sono, evitando a ansiedade por não conseguir dormir.
  2. Criar um ambiente acolhedor, com silêncio, temperatura adequada e pouca luz.
  3. Utilizar colchões e travesseiros confortáveis, adequados ao bem -estar corporal.
  4. Evitar refeições pesadas antes de deitar, já que alimentos gordurosos exigem muito do estômago, podendo causar mal-estar.
  5. Caminhar após o jantar ajuda a acelerar a digestão e melhora a qualidade do sono.
  6. Reduzir o consumo de estimulantes, como cafeína, chás escuros, refrigerantes de cola, álcool e tabaco já a partir da tarde.
  7. Estabelecer rotinas de sono, acordando e dormindo sempre no mesmo horário.
  8. Evitar cochilar ao longo do dia e se já tiver o hábito, limitar a 30 minutos e sempre antes das 15 horas.
  9. Praticar atividade físicaauxilia no alívio da tensão acumulada ao longo do dia e melhora a qualidade do sono.
  10. Desligar a televisão, evitando atividades que fixem a atenção na hora de dormir.


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Dr. Juarez Callegaro
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