Dr. Juarez Callegaro

Medicina e Psiquiatria Ortossistêmica

Logo transparente - Ortossistema
O OVO CAIPIRA, ECOLÓGICO (Parte 3)
<<< VOLTAR

   9. O ovo tem oito tipos de vitamina E, semelhante ao azeite de oliva, protegendo do estresse oxidativo responsável por 95% das dez doenças que mais matam. Ele faz parte dos componen-tes da rede de antioxidantes, junto com outros componentes auxiliares da vitamina C, os biofla-vonóides encontrados nos pigmentos de legumes, verduras e frutas do nicho ecológico das aves. Exemplo: casca de uva dos parreirais tem quercetina, antiproliferativa das células do câncer e psoríase. Semente de uva tem pró-antocianidinas mais poderosas que picnogenol e ginkobiloba, potencializando em 50% as vitaminas C e E protetoras da memória e humor. O tomate tem o licopeno que protege do colesterol “ruim”. A couve tem luteína que previne e recupera a dege-neração macular (visual). A cenoura tem o betacaroteno que, aliada à vitamina C no plasma, protege do Alzheimer vinte anos depois.
   Um cientista chamado Cheraskin disse: “Querer resultados com vitamina C sem os seus auxilia-res, os bioflavonóides, é como querer bater palmas com uma mão só.” O ovo tem o complexo E, “um conjunto de oito vitaminas E”: quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis. Podem ser mal ba-lanceados na aquisição em farmácia, por exemplo, o alfatocoferol aumenta o risco de proble-mas circulatórios (infarto e derrame).
   10. O GH aumentado pela lisina do ovo, com a arginina das nozes, o exercício e o sono profun-do, ajuda a aumentar o IGF que estimula as células tronco do cérebro a regenerar as áreas lesi-onadas pelo estresse, por exemplo, encontradas em cérebros de deprimidos, esquizofrênicos, pacientes do mal de Alzheimer e doença de Parkinson. Tal fato sugere que o ovo ajuda a curar, na fase inicial, essas enfermidades. A conclusão é que a medicina preventiva, principalmente a psiquiatria, exige uma reforma agrária familiar, onde o financiamento de minifúndios deve ser acompanhado de diplomação em agricultura ecológica, orgânica, de onde é possível produzir os autênticos ovos caipiras, ecológicos.
   11. O ovo é receitado pelos nutrologistas “avançados”, isto é, os médicos e psiquiatras ortomole-culares que usam o alimento não só para prevenir doenças (função dos nutricionistas não médi-cos), mas para curar doenças em suas especialidades, por exemplo: o psiquiatra ortomolecular usa inicialmente medicamentos em casos graves de depressão suicida ou psicótica. Simultane-amente, usa suplementos (alimentos concentrados) tais como minerais, vitaminas, aminoácidos, açúcar especial, (o inositol, p.ex.), gorduras especiais (o ômega 3, o omega 6, p.ex.) e fosfolipí-dios (fosfatidil-serina, p.ex.), além de aminoácidos especiais (tirosina, triptofano, histidina, metioni-na e outros). Com o desenrolar do tratamento, utiliza alimentos com alguns poucos suplementos. Um bom teste para descobrir se o nutrologista (médico e/ou psiquiatra) está apto para prevenir ou tratar doenças, ou se o nutricionista (não médico) está apto para prevenir doenças, é perguntar qual a diferença entre o ovo ecológico, caipira, e o ovo comum.
   12. A nutrologia ortomolecular com enfoque sistêmico trata, previne e aperfeiçoa a performance física e mental com três tipos de nutrientes: físicos, químicos e informacionais. Às duas leis da medicina e psiquiatria ortomolecular - lei da individualidade e lei da orquestração bioquímica – são acrescentadas as quinze leis da Teoria Sistêmica com quinze modelos, contidos em DVDs e no livro “A Mente Criativa”, com subtítulo “A Aventura do Cérebro Bem Nutrido”, autor Juarez Nunes Callegaro, com lançamento na Feira do Livro de 2005.

Dr. Juarez Nunes Callegaro
CRM 2494
Av. Carlos Gomes, 328 conj. 503
(51) 3379.1039 / 3379.1084



<<< VOLTAR
Dr. Juarez Callegaro
Rua Osvaldo Aranha, 1022 - sala 1218 (Edifício Baltimore) - Porto Alegre
Avenida Princesa Isabel, 323 - sala 404 - Rio de Janeiro
Copyright 2009-2019 © Publimed. Todos os direitos reservados.